Os modelos de negócios estão a todo momento se modificando com o auxilio da tecnologia, uma grande aliada nas mudanças no mercado de trabalho. Com os avanços tecnológicos surgiram modalidades como o Anywhere Office mas você sabe o que é esta nova tendencia para o futuro das organizações? Estamos aqui para ajuda-lo a entender melhor este novo conceito.



O que é Anywhere Office?

Você certamente já ouviu falar em Home Office, certo? Esta modalidade já era utilizada em diversos países mas no Brasil ganhou força devido a pandemia de Coronavírus onde as empresas se viram obrigadas a implantar o Home Office em sua rotina. O conceito de Home Office é bem simples que consiste em trabalhar em casa. Por sua vez o Anywhere Office segue modelos semelhantes ao trabalho remoto, porem em vez de trabalhar apenas em casa, este modelo permite que você trabalhe de onde estiver.


Quais são as vantagens?

As organizações devem sempre se reciclar e rever seus modelos de negócios para manter sua sobrevivência e nesse caminho temos o Anywhere Office que possui vantagens tanto para as empresas como para os colaboradores. Veja algumas destas vantagens.


Colaboradores em todos os cantos:

Como o conceito do Anywhere Office é trabalhar de onde estiver, as empresas poderão buscar talentos em qualquer lugar, seja em cidades, estados ou países diferentes de onde fica a matriz da organização pois o colaborador não irá precisar estar presente fisicamente, podendo exercer suas funções de qualquer lugar.


Flexibilização:

Da mesma maneira que o Home Office, o Anywhere Office permite que o colaborador trabalhe em horários que melhor lhe atendem e onde ele quiser, ou seja, o trabalhador pode escolher se prefere trabalhar em casa, em um coworking, na sede da empresa, onde sua produtividade for melhor. Esse recurso ajuda a diminuir o estresse e aumenta a motivação dos empregados.


5 benefícios que fazem o Nubank ser o melhor banco digital!

Conheça os benefícios do Inter que ninguém te conta!

Veja todos os benefícios do Digio e se surpreenda com esse cartão!

Menor custo para a empresa:

Água, luz, internet, telefone, limpeza e uma serie de outros gastos são incorporados ao se manter um ambiente físico para a execução das atividades pelos colaboradores. Cortar uma boa parte destes custos gera uma economia significativa para a empresa e desta forma, com um planejamento bem estruturado redirecionar estes valores para outras áreas de interesse da organização é outro ponto positivo deste modelo de trabalho.


Primeiros passos para adotar o Anywhere Office

Por mais vantajosa que seja a mudança para este modelo de trabalho, algumas medidas são necessárias antes de sua implantação. Primeiramente é preciso fazer um levantamento das áreas onde é possível fazer esta modificação. Tudo depende do modelo de negócio.


Comunicar os funcionários da mudança a ser implantada sera preciso pois demandará capacitação a fim de não gerar tumulto ao iniciar as atividades.


Outro ponto a ser observado são as ferramentas indispensáveis para a execução do trabalho, tais como softwares, acesso a internet e equipamentos.


Os lideres também devem se qualificar pois é preciso trazer resultados e para tal é necessário a delegação e o monitoramentos das atividades, ferramentas como reuniões por videochamada e softwares de produtividade podem colaborar e muito nestes aspectos.


Adaptação é a palavra chave para profissionais que pretendem manter-se no mercado de trabalho. O Anywhere Office ainda não é muito praticado no Brasil mas já é uma tendencia e tendo em vista que o Home Office já é uma realidade no cotidiano dos trabalhadores e empresas, este modelo de trabalho não esta longe de se tornar realidade na vida de tantos outros trabalhadores do país.


Antecipe-se ao mercado e esteja preparado antes mesmo que esta seja sua realidade, uma boa maneira é realizar cursos voltados para estes modelos de trabalho assim você terá um diferencial a frente de seus concorrentes.


Este artigo esclareceu suas duvidas? Entre em contato com o Finança Certa e deixe sua opinião.