O processo seletivo é parte fundamental para a contratação de um funcionário e hoje a tecnologia entrou em jogo nesta etapa. As entrevistas de emprego on-line já são uma realidade visto que, além da praticidade é possível também fazer entrevistas com profissionais de outras localidades. Como a maior parte dos profissionais estão adaptados ao modelo de entrevista tradicional, podem surgir duvidas ao ser convocado para uma entrevista de emprego on-line. Desde modo, preparamos este artigo para te auxiliar a se preparar para este desafio.


Dicas para se preparar para entrevista de emprego on-line
Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no segundo trimestre de 2020 corresponde a 11,8 da população, em outras palavras, são 12.791 milhões pessoas em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, portanto, é importante estar preparado para a mesma.



Informe-se:
Conhecer previamente a organização da qual você fará a entrevista de emprego pode te auxiliar e muito, de modo que, você não será pego de surpresa caso ocorra alguma pergunta a respeito da mesma.

Uma maneira fácil e rápida de obter informações é o próprio site da empresa, onde você poderá ter acesso a informações como visão, missão e valores, por exemplo. Outro ponto é que esta informação prévia mostrará que você tem iniciativa em conhecer a instituição da qual pretende trabalhar futuramente.

Imagem pessoal:
Não é porque você esta em uma entrevista de emprego on-line que deixará de cuidar da sua imagem, não é mesmo? Tente verificar como as pessoas da organização costumam se vestir ou se a empresa tem alguma norma a respeito das vestimentas. A primeira impressão é a que fica.

entrevista on-lineAmbiente:
Apesar de estar em uma entrevista de emprego on-line, você deverá tomar certos cuidados. Evite portas abertas, televisão ou som ligado ou até mesmo pessoas passando atrás de você. Além de não passar uma imagem profissional, estas coisas podem causar distrações.

Informe aos moradores da casa sobre o dia e o horário da sua entrevista, a fim de evitar barulhos e interrupções no decorrer do processo de seleção.

Conexão:
Certifique-se de que sua internet estará funcionando de forma adequada e procure ter um plano B caso ocorra algum problema como lentidão ou queda da conexão.

Assim como ter uma boa conexão, procure conhecer a ferramenta que será utilizada na entrevista, são diversos aplicativos, chats entre outros que podem ser utilizados. Saber como eles funcionam é fundamental para evitar problemas como atraso ou falta de áudio. Uma boa dica é fazer testes com a ferramenta entrando em contato com familiares e amigos para se familiarizar.

Desconecte-se:
No momento da entrevista é importante estar focado, portanto, desligue aplicativos como o WhatsApp por exemplo. Além da distração que estes aplicativos proporcionam, um som de uma ligação pode passar uma imagem não muito boa.

Em conclusão, mantenha a calma e saiba que se você foi selecionado para uma entrevista é porque suas habilidades interessam a organização. Seja seguro e firme ao elaborar suas respostas e saiba passar o seu melhor.  Boa sorte!

Gostou deste artigo? Entre em contato com o Finança Certa e deixe sua opinião.