As redes sociais vem mudando e ampliando a forma de vender produtos pela internet. Já são milhares de novos empreendedores e microempreendedores que investem nesse modelo de e-commerce. Com a proximidade da Black Friday, a expectativa de boas vendas aumentam mas não basta ter um bom produto ou preços baixos se você não possui estratégia, portanto, nesse artigo vamos te ajudar com dicas para aumentar as vendas no Instagram, especialmente durante a Black Friday.



Dicas para aumentar as vendas no Instagram

Saber se posicionar e chamar a atenção do seu publico é essencial para quem vende pela internet. Pode parecer simples mas não se enganem. São diversos concorrentes que estão em busca do mesmo proposito que o seu, portanto, tenha foco e dedicação para fazer a diferença.


Apresentação:

Por ser uma rede social voltada para imagens e vídeos, a apresentação do produto deve ser escolhida com cuidado. Escolha ambientes diferenciados, paisagens que remetem lazer ou locais descolados por exemplo. Nada de expor seu produto em imagens simples com fundo neutro pois muitos já o fazem.

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Tente reproduzir em seu cliente a sensação passada na fotografia, fazer imagens em locais dos quais a pessoa desejaria estar. Um exemplo pratico é, se você vende biquínis, aproveite os dias quentes para disparar imagens da modelo utilizando o produto, ao lado de uma piscina, tomando um suco natural e uma bela paisagem de fundo.


Gere expectativa:

A curiosidade é um dos gatilhos mais eficazes em um ser humano, portanto, utilize-o. Leve o cliente a desejar seu produto ao mesmo tempo que ele sinta que a decisão de compra-lo é uma necessidade e que decidiu pela compra de forma sensata, sem levar ao sentimento de compra por impulso.


Utilize gatilhos:

Os gatilhos mentais são uma ferramenta fundamental quando o assunto é despertar o interesse de seus clientes. Diariamente os usuários do Instagram são bombardeado de imagens e muitas passam despercebidas, dai a importância dos gatilhos.


Exclusividade: Primeiramente mostre ao seu cliente que seu estoque possui poucas unidades, portanto, serão pouquíssimas pessoas a terem um produto como o seu.

Urgência: Limite o tempo da promoção e passe a sensação de que a oportunidade de comprar o produto é única. Utilize frases como “por tempo limitado”, “só hoje” e “ultimas unidades”.

Precificação: Deixe claro os valores praticados anteriormente e os preços promocionais, mostrando a veracidade de sua promoção. Nessa hora é fundamental a ética. Assim sendo, faça promoções reais e nada de tentar enganar o consumidor, pois se este acompanha sua pagina, logo verá que sua promoção não é verídica levando sua loja ao descredito.

aumente as vendas no InstagramAtendimento:

A principio, falar de atendimento pode parecer obvio mas este é um dos itens que mais geram valor em um consumidor. Atender com simpatia e cordialidade é o básico. Identifique seu publico alvo e comunique-se de acordo com o seguimento, se seu publico for mais informal, utilize de uma comunicação com alguns memes mas caso não seja, retire esta estratégia.


Atender pelo nome, de forma rápida e dinâmica também faz a diferença. Se além do Instagram, você possui uma loja física, vale a pena investir em um funcionário voltado somente para as redes sociais a fim de melhorar a experiência do cliente atendido remotamente.


Parcerias:

Uma boa forma de engajar seu negocio, é estabelecer parcerias.

Ao mesmo tempo que você pode monetizar sua pagina com propagandas, pode também ganhar mais seguidores. Procure parcerias tanto mais rentáveis como parceiros locais onde um divulga a marca do outro e assim agregam valores.


Influenciadores podem alavancar sua marca mas tome cuidado com a escolha. Verifique se este influenciador se relaciona com seu publico alvo, se a imagem deste influenciador é benéfica para sua loja, o que você deseja com esta parceria, entre outros.


Envio do produto:

Outro item de grande importância é o envio do produto. Tome cuidado com o pacote, embrulhe de forma caprichosa e de preferencia com etiquetas e embalagens de sua própria marca.


O produto em pronta entrega é um fator relevante para o fechamento do negocio, e desse modo, tome cuidado com a entrega, evitando atrasos e se possível, disponibilizando ao cliente um código de rastreamento para oferecer maior segurança.


Estabelecer laços com seu cliente pode garantir vendas futuras e indicações.

Incentivar a tirar fotos utilizando o produto da loja, a comentar sobre a qualidade ou sobre o atendimento é uma boa pedida para chamar a atenção de novos consumidores.


Entre em contato perguntando se gostou do produto, se atendeu as expectativas, se o produto chegou na data correta, entre outros. Pode ser trabalhoso gerenciar esse pós venda mas essa proximidade gera retornos.


Por fim, a Black Friday é sim uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas no Instagram mas estas estratégias devem ser seguidas diariamente e assim gerar retorno nas demais épocas do ano. Seguir estas dicas não apenas garantiram o aumento das suas vendas no Instagram como também irão te auxiliar a conquistar e reter cliente, o que é um ponto positivo para seu comercio.


Tenha em vista que o maior objetivo destas estratégias não é somente aumentar as vendas no Instagram, mas colher os frutos deste, mesmo após as datas comerciais. Sucesso e boas vendas.

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